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A DMIT é constantemente presenciada por praticantes de modalidades esportivas, por pessoas que se submetem á programas de treinamento, e por indivíduos sedentários que praticam atividades que estão fora de sua habitualidade. Alguns autores acreditam que seu surgimento nada mais é do que um processo de adaptação do organismo, tornando o músculo mais resistente ao exercício seguinte. A DMIT é caracterizada como a sensação de desconforto muscular originada a partir do término do treinamento, alcançando seu ápice 2 á 3 dias, e desaparecendo cerca 7 dias após a prática do exercício físico.


A dor muscular, assim como o dano muscular provocado pelo exercício físico, pode ocorrer em diferentes magnitudes, dependendo do tipo de contração, mas com ênfase nas ações musculares excêntricas. Por esse motivo o acompanhamento profissional se torna de extrema importância, para que a atividade física não se torne uma experiência ruim. Não estamos dizendo que as atividades serão prazerosas e sem dor no início e sim que a fase adaptativa será menos dolorosa pois haverá o controle de variáveis do treinamento por exemplo intensidade do exercício, volume, pausa, velocidade de execução, ações musculares e amplitude de movimento, frequência semanal, levando a uma adaptação gradativa ao exercício.


São muitas as teorias para a DMIT, mas quase todas elas citam que há um aumento significativo dos leucócitos, no tecido afetado monócitos se tornam macrófagos e são responsáveis pela remoção de tecido necrótico. Também há um aumento de glóbulos brancos, o que sugere uma inflamação, que é uma resposta aos exercícios realizados.


Está claro que são várias as etiologias da DMIT, com muitos estudos e teorias de uma série de autores, deixando evidências que novos estudos e pesquisas devem ser realizados para um maior conhecimento das causas da DMIT, assim como seu dano causado no tecido muscular, para assim determinar melhor seu desempenho e reduzir a DMIT.


Porém já sabemos que respeitar seus limites e ser bem orientado quanto a realização dos exercícios e alimentação com acompanhamento profissional pode diminuir essa sensação além de prevenir lesões.